Atuamos em várias frentes
Saúde
Esporte
Cultura
Apoio às Pessoas com Deficiência
Dúvidas Frequentes
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). É o posto de saúde do seu bairro, onde você encontra atendimento para consultas médicas, pequenas urgências, vacinas, curativos e muito mais. Nas UBSs é possível resolver cerca de 80% dos problemas de saúde, por isso são fundamentais para o cuidado da população. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde com quase 28 mil pessoas, as UBSs são os serviços mais procurados do SUS. Para 87% dos brasileiros, a UBS fica a menos de 30 minutos de casa.
A UBS é um espaço de cuidado integral com a sua saúde. Aqui você encontra: Prevenção e orientação: acompanhamento para hábitos saudáveis, orientações de saúde, vacinação, métodos contraceptivos e pré-natal. Atendimento a doenças crônicas: como diabetes e hipertensão, a UBS oferece o acompanhamento necessário para controlar sua condição de saúde. Consultas médicas: com capacidade para resolver cerca de 80% dos problemas de saúde da população. Procedimentos: inalações, injeções, curativos, coleta de exames laboratoriais, encaminhamento para especialistas e fornecimento de medicamentos gratuitos. Urgências de baixa complexidade: atendimento rápido para situações que não são emergências graves.
Sim! A Estratégia de Saúde da Família (eSF) é o modelo prioritário de organização da Atenção Básica no Brasil, com incentivo do Ministério da Saúde. A eSF trabalha com equipes de profissionais de saúde responsáveis por conhecer e cuidar de uma população de até 3.500 pessoas. Essas equipes incluem enfermeiros, dentistas, médicos, agentes de saúde e, às vezes, psicólogos, nutricionistas e outros profissionais. O objetivo: atender você quando procura a UBS, mas também se antecipar, prevenir doenças e acompanhar a saúde das pessoas da comunidade — inclusive as que não procuram o serviço. Os médicos que atuam na eSF têm formação em medicina de família e comunidade, preparados para cuidar de crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, homens e mulheres.
A UPA 24h atende urgências e emergências de complexidade intermediária, funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana. É um serviço integrado entre a Atenção Básica (UBS), o SAMU 192 e a Atenção Hospitalar. Assim, a população tem melhor acesso à saúde, com menos filas em prontos-socorros, e o Sistema Único de Saúde funciona de forma mais organizada. A UPA 24h oferece estrutura com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório e leitos de observação. 97% dos casos são resolvidos na própria unidade. O objetivo é reduzir filas nos prontos-socorros dos hospitais, resolvendo nas UPAs os casos que podem ser tratados ali. Se necessário, o paciente é encaminhado para um hospital da rede de saúde para procedimentos de alta complexidade.
Procure a UPA 24h quando tiver urgências que precisam de atendimento rápido, mas não são emergências graves. Veja alguns exemplos: Pressão e febre alta, acima de 39 °C Fraturas e cortes com pouco sangramento Infarto e derrame (nestes casos, também pode acionar o SAMU 192) Queda com torção e muita dor ou suspeita de fratura Febre acima de 39°C Cólicas renais Falta de ar intensa Convulsão Dores fortes no peito Vômito constante Lembre-se: as UPAs funcionam 24 horas e resolvem grande parte das urgências. Quando o paciente chega, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Se necessário, encaminham para um hospital ou mantêm em observação por 24h.